A Cara da Ideia...


Polinizando experiências nasce do encontro entre ideias, entre iniciativas e entre pessoas, que já fazem, mas querem fazer mais e melhor. Aprender a fazer, sendo e deixando ser.

As ideias que já estão articuladas têm origens diversas e combinam o interesse pela ação coletiva, em comunidades que ainda estão perto da terra ou do mar. Nos encontros entre pessoas, do movimento de respiração, nasceu a ideia de intercambiar o que de melhor está sendo feito e descoberto nos núcleos locais, acreditando que isso pode ser pólen para conceber frutos serra acima ou à beira mar, no bairro, na vila, na comunidade.

Aqui vai tomando forma a criatura ! Deixe sua contribuição como comentário que a gente incorpora !


Sugerimos as seguintes perguntas para ajudar a desenvolver a ideia:

1 - Qual a ideia?

Estimular a expressão de narrativas locais de maneira distribuída no espaço e no tempoe então potencializar o intercâmbio de soluções entre realidades, reunindo estes aprendizados e disponibilizando-os aos diversos laboratórios.   
Ao longo deste processo esperamos construir conhecimento sobre os modos de estimular a ação e aprendizagem coletivas, a partir da interação. 

Nossas ferramentas devem: 
Alcançar pessoas que não estão não necessariamente interagem no mesmo espaço e no mesmo tempo, ampliando as possibilidades de interação.
Estimular a reflexão sobre as identidades locais. 
Revelar as identidades locais a partir da expressão individual.
Proporcionar liberdade para forma e para a hora da interação. 
Convidar as pessoas a transgredir, a ocupar novos espaços.

2 - Como funciona? Como é operada?
Animando a elaboração de painéis construídos coletivamente (representando sonhos/ ideias / visões/ experiências/ soluções) e a circulação desses painéis (por meio de vídeos, fotos, ou outras formas de expressão local) entre os grupos já articulados

Promovendo encontros para discussão, aprendizagem e co-criação em Campinas (SP), com possibilidades de participação de grupos ou indivíduos à distancia

Estimulando trocas de experiências entre participantes dos diversos núcleos, por meio de visitas, partilha de produtos itinerantes, e participação em atividades práticas

Registrando e divulgando, sistematicamente, as vivências, os aprendizados e as descobertas

3 - Como fazer para acontecer? Implementação?

4 - Qual o tempo de implementação? É uma ideia temporária? Caso positivo, quanto tempo?

5 - Onde?

6 - Quem é beneficiado? Quais os beneficios? Qual o Impacto social?

7 - Quanto custa? (Veja as dicas sobre orçamento a seguir.)

8 - Você olhou para o futuro? Próximos passos?


Siga uma linha de raciocínio lógica: Olá => Apresentação => Problema => Contexto => Solução Benefícios => Demonstrativo do status atual de desenvolvimento da ideia.


2 comentários:

  1. Acho a proposta muito legal, mas ainda não consigo enxergar o "como". Acredito que é uma ideia-força muito legal, um objetivo geral. Porém, meu cérebro cartesiano ainda sente muita falta de objetivos específicos, metas um pouco mais palpáveis no tempo e no espaço. Ou, pelo menos, de encontrar em algum lugar do blog a sistematização de algumas possibilidades que já surgiram.
    Enfim, talvez isso tudo seja coisa pra trabalhar durante e depois do "grande evento" do FdI...

    ResponderExcluir
  2. Que tal trabalharmos agora, Ju? A intenção desta pagina é ser o lugar onde a gente possa ir respondendo estas perguntas o mais coletivamente possível para nos prepararmos para o evento. São perguntas do manual para os inscritos no festival e orientações de como apresentar a ideia. Ainda falta incluirmos o que quisermos do que já foi feito.

    Curiosidade pra saber com mais detalhes o que você disse. Quais são estas metas, objetivos específicos, o tempo e o espaço, as possibilidades que já surgiram.... fala mais? Vamos dar corpo? Você pode tanto comentar quanto já colocar lá, como administradora. Isso me ajudaria a me preparar para a participação presencial no festival.

    Fora isso. Podemos melhorar a maneira de sistematiza a ideia no blog. Você já pensou em algo?

    ResponderExcluir

Use, espaço de colaboração !